Aula de Mestrado

Na sequência de um convite dirigido à Coordenadora do Apartamento da Torre d’Aires pelo professor Luís Janeiro da Universidade do Algarve, no dia 16 de Abril de 2012, foi lecionada uma aula de Mestrado de Psicologia Clinica, no âmbito da disciplina “ Prevenção e Tratamento das Toxicodependências”.

A aula foi dividida em duas partes: a primeira consistiu na apresentação de diapositivos acerca do programa terapêutico e funcionamento do Apartamento e simultaneamente esclarecimento de questões levantadas pelas alunas. Na segunda parte da aula, foi apresentado o testemunho de uma ex-residente do Apartamento, com alta em 2005 e com percurso de abstinência até à presente data. Esta relatou a sua história de vida e as dificuldades sentidas, falou do seu pedido de ajuda ao Apartamento e dos resultados que obteve bem como o seu percurso. Partilhou ainda, a sua vivência pós alta e as estratégias que utiliza para lidar com situações de risco.

Salientou-se uma participação ativa por parte das alunas. Posteriormente, o professor Luís Janeiro entrou em contacto com a coordenadora do Apartamento para dar o feedback positivo da aula, inclusivamente a solicitar um estágio para uma aluna que demonstrou interesse pelo programa de intervenção do Apartamento.

O Professor Luís Janeiro também lançou um desafio à coordenadora do Apartamento no sentido de fazer um trabalho conjunto que pudesse ser proveitoso para ambos: Uma investigação que aproveite o que é feito no apartamento e que investigue o processo de mudança/resultados dos clientes. Seria proveitoso para o professor uma vez que fica com material de investigação/publicação para a sua tese de Doutoramento e útil para o Apartamento da Torre D’aires porque valida/publicita a sua intervenção.