Logo RSINo âmbito do Protocolo de Rendimento Social de Inserção -RSI estabelecido entre o Centro Distrital de Segurança Social de Faro e a Associação GATO foi criada uma equipa multidisciplinar que iniciou funções, nesta Associação, em Junho de 2005. Este protocolo previsto na legislação nomeadamente, no artigo 37º da Lei nº 13/2003 de 21 de Maio com as alterações introduzidas pela Lei nº 45/2005 de 29 de Agosto, visa o desenvolvimento de acções de acompanhamento a 550 beneficiários da medida RSI, com o objectivo de promover a sua autonomia e inserção.

A equipa técnica é constituída por 8 técnicas de áreas complementares, nomeadamente : Serviço Social, Educação Comunitária e Psicologia Clínica e 6 ajudantes de Acção Directa que irão efectuar atendimento sistemático, diagnóstico social, visitas domiciliárias, acompanhamento psicossocial, elaboração e acompanhamento dos Planos de Inserção, bem como a articulação com outras entidades envolvidas directa ou indirectamente no processo de inserção dos referidos agregados.

NÍVEIS DE INTERVENÇÃO DA EQUIPA

NÍVEL I: Fase de instrução do processo que inclui a elaboração da informação social para a decisão final de atribuição da prestação.

NÍVEL II: Fase de acompanhamento que compreende as etapas do percurso de inserção, realização do diagnóstico familiar, negociação e definição do Programa de Inserção, acompanhamento do seu desenvolvimento e respectiva avaliação.

GAF – GABINETE DE APOIO À FAMÍLIA

Realizar atendimento, encaminhamento e apoio psicossocial;

Efectuar a articulação com outros serviços.

ACÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO

Promover o desenvolvimento de competências pessoais;

Sensibilizar os beneficiários para as temáticas abaixo indicadas:

RSI – Direitos e Deveres; Educação para a Saúde; Cidadania; Empregabilidade; Família/Educação Parental; Economia Doméstica.